MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    avatar
    haltom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/12/2010

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  haltom 23/12/2010, 19:24

    Olá pessoal!

    Estou necessitando da ajuda dos senhores para poder montar uma consulta que me retorne o seguinte resultado:

    o que eu quero é agrupar os vendedores, somar o valortotal, e peso liquido, e contar os cliente.
    só que tem uma critério para pode contar os cliente exemplo:
    o vendas de haltom:
    maria josé 1/11/2010 R$ 230,00
    andreson santos 2/11/2010 R$ 50,00
    paulo henrique 1/11/2010 R$ 100,00
    maria josé 16/11/2010 R$ 50,00
    edna maria 25/11/2010 R$ 50,00

    gostaria que a consulta me retornasse os a quantidade de vendas e a quantidade de clientes atendidos tipo no ex. acima:
    haltom teve 5 vendas mas atendeu 4 clientes com total de R$ 480,00
    meu banco tem a seguinte estrutura:
    e abaixo esta o link para com banco, há! Ele foi feito no access 2010.

    Pessoal desde já valeu pela ajuda.


    http://cid-592051a1785df413.office.live.com/self.aspx/.Public/ImportReport/ImportReport.accdb[Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Semttulorqn
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  Alexandre Neves 23/12/2010, 20:49

    Deve ser assim:
    SELECT Vendedor, Count(NF) as QTVendas, Count(IDParc) as QTClientes, Sum(SomaDeValorTotal) as ValorTotal FROM (tblVendedor INNER JOIN tblPedidos ON tblVendedor.CodVendedor=tblPedidos.CodVendedor) LEFT JOIN tblClientes ON tblPedidos.IDParc=tblClientes.IDParc GROUP BY Vendedor;
    Cumprimentos,
    avatar
    haltom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/12/2010

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  haltom 27/12/2010, 14:51

    Alexandre Neves,

    obrigado, mas cara essa sua query esta dando erroo seguinte erro:
    O campo'IDParc' especificado pode se referir a mais de uma tabela relacionada na cláusula FROM da instrução SQL.
    vieirasoft
    vieirasoft
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 7304
    Registrado : 11/05/2010

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  vieirasoft 27/12/2010, 15:15

    Verique a foto que postou acima.

    Se não estou em erro você definiu esse campo com chave primária numa tabela e agora verifique o tipo de campo em outra e depois ligou os campos.
    avatar
    haltom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/12/2010

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  haltom 27/12/2010, 16:24

    acho que resolvi o erro que estava dando
    SELECT Vendedor, Count(NF) as QTVendas, Count(tblPedidos.IDParc) as QTClientes, Sum(SomaDeValorTotal) as ValorTotal FROM (tblVendedor INNER JOIN tblPedidos ON tblVendedor.CodVendedor=tblPedidos.CodVendedor) LEFT JOIN tblClientes ON tblPedidos.IDParc=tblClientes.IDParc GROUP BY Vendedor;
    só que o resultado esta retornando esta incorreto. esta me trazendo a mesma quantidade de pedidos e de clientes atendidos.
    fiz uma simulação coloquei dois pedido para o mesmo cliente e ele me retornou a mesma quantidade.

    há vieirasoft, os campos já estão com o mesmo tipo, se não o access não deixaria eu faze o relacionamento.
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  Alexandre Neves 27/12/2010, 19:50

    Boa tarde,

    A contagem dos clientes é devolvida pela contagem do campo IDParc da tabela tblPedidos. É isso?
    A contagem das vendas é devolvida pela contagem do campo NF da tabela tblPedidos. É isso?
    Cumprimentos,
    avatar
    haltom
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4
    Registrado : 07/12/2010

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  haltom 28/12/2010, 12:01

    Alexandre,

    gostaria de realizar essa consulta no Access:

    SELECT DISTINCT tblVendedor.CodVendedor, tblVendedor.Vendedor, Count(tblPedidos.NF) AS QTVendas, Count(DISTINCT tblClientes.IDParc) AS QTClientes, Sum(tblPedidos.SomaDeValorTotal) AS ValorTotal
    FROM tblVendedor INNER JOIN (tblPedidos LEFT JOIN tblClientes ON tblPedidos.IDParc = tblClientes.IDParc) ON tblVendedor.CodVendedor = tblPedidos.CodVendedor
    GROUP BY tblVendedor.CodVendedor, tblVendedor.Vendedor;
    Porem li um tópico da própria microsoft que o Access não aceita essa sentença:Count(DISTINCT tblClientes.IDParc), gostaria de saber se tem como realizar a consulta de uma outra forma. Há o tópico que mencionei a pouco é esse: http://blogs.msdn.com/b/access/archive/2007/09/19/writing-a-count-distinct-query-in-access.aspx
    Alexandre Neves
    Alexandre Neves
    Moderador Global
    Moderador Global


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Portugal
    Mensagens : 8443
    Registrado : 05/11/2009

    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  Alexandre Neves 28/12/2010, 19:47

    haltom,

    As coisas mais complexas devem ser divididas em partes mais simples.
    Experimente: SELECT DISTINCT Vendedor, Count(*) as VendasEfectuadas FROM tblVendedor LEFT JOIN tblPedidos as A ON tblVendedor.CodVendedort=tblPedidos.CodVendedor GROUP BY Vendedor
    Depois, experimente: SELECT A.Vendedor, Count(A.Vendedor) as ClientesAtendidos FROM (SELECT DISTINCT Vendedor, Count(*) as VendasEfectuadas FROM tblVendedor LEFT JOIN tblPedidos as A ON tblVendedor.CodVendedort=tblPedidos.CodVendedor GROUP BY Vendedor) AS B GROUP BY A.vendedor

    Veja se via pelo caminho certo e vá ajustando passo a passo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta Empty Re: [Resolvido]Dúvida, Ajuda para montar sql numa Consulta

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 29/3/2024, 00:10