MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


3 participantes

    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata.

    avatar
    Alex Oliveira
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 2
    Registrado : 02/02/2014

    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata. Empty 4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata.

    Mensagem  Alex Oliveira 2/2/2014, 19:04

    Senhores, boa tarde. Sou aposentado e aprendiz autodidata de Access 2010. Enfrento um problema para o qual não encontrei solução. Uso Access2010 e Windows7 Ultimate. Meu projeto não tem fins comerciais. As soluções que encontrei na Internet não funcionaram... ora pela falta de clareza na explicação... ora por códigos incompletos... ambos associados às minhas dificuldades de SINTAXE. Espero que possam me ajudar. Agradeço antecipadamente.

    Tenho um formulário simples (não contínuo) que vou chamar de F01.

    Tenho uma tabela chamada TabX com duas colunas, a saber:
    1a.Coluna = Código = Chave Primária com numeração sequencial automática inserida pelo Access2010;
    2a.Coluna = Um campo numérico inteiro longo que vou chamar de XXXXX. Este campo é a base do meu projeto. Quase tudo gira em torno dele.

    Inseri 4 combos no F01. A propósito, aprendi que é melhor não alterar o nome que o Access2010 dá automaticamente a cada uma das Combos, por exemplo: Combinação28, Combinação30, etc.. No meu caso as Combos inseridas no F01 são: Cbo1:País, Cbo2:Estado, Cbo3:Cidade, Cbo4:Bairro.
    O que desejo, obviamente, é:
    Ao selecionar um País na Cbo1, a Cbo2 me ofereça apenas os estados daquele país na Cbo2;
    Ao selecionar um Estado na Cbo2, a Cbo3 me ofereça apenas as cidades daquele estado na Cbo3;
    Ao selecionar uma Cidade na Cbo3, a Cbo4 me ofereça apenas os Bairros daquela cidade na Cbo4.

    Cada uma destas combos provém de uma Tabela individual, a saber:
    TabelaP que contém os países;
    TabelaE que contém os estados;
    TabelaC que contém as cidades; e
    TabelaB que contém os bairros.

    Cada uma dessas tabelas contêm 3 colunas, a saber:
    1a.Coluna = Código = Chave Primária com numeração sequencial automática;
    2a.Coluna = XXXXX, o qual suponho me permite relacionar as tabelas;
    3a.Coluna = Obviamente o País, ou o Estado, ou a Cidade, ou o Bairro, dependendo da tabela acima.

    Perguntas:
    1.É possível colocar essas combos em cascata? Como se faz isso? (ou seja, qual sintaxe em qual campo de onde?)
    2.Preciso de consulta adicional ou pode ser feito via LineSource e/ou Procedimento de Evento?
    3.É recomendável ou necessário alterar o nome das Labels das Combos?

    Aguardo ansiosamente seu ensinamento.
    Muito Obrigado.


    Última edição por Alex Oliveira em 5/2/2014, 12:16, editado 1 vez(es)
    Silvio
    Silvio
    Developer
    Developer


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 5077
    Registrado : 20/04/2011

    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata. Empty Re: 4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata.

    Mensagem  Silvio 2/2/2014, 19:33

    Olá, boa tarde e seja bem vindo ao nosso fórum

    Segue em anexo um exemplo aqui do fórum, exemplo do Jpaulo um dos moderadores desse fórum.

    Em tempo vale lembrar que podemos sim alterar o nome das combos para facilitar para quem desenvolve

    Cbo1 para cboestado ou cbo2 para cbocidade, fazendo dessa forma fica mais simples localizar elas.

    O mesmo vale para tabelas. Exemplo tblclientes, tblpaises, tblestados.

    Para formulários....frmpais, frmestado...etc..etc..

    Para consultas, pode ser..qryestados, qrypaises

    Caixas de textos: txtcidade, txtestado.

    Vale aqui lembrar de não usar palavras com acentos, com espaços nos campos da tabela. veja:

    errado: data de nascimento
    correto:datadenascimento ou Dtnasc.

    errado:endereço
    correto:endereco ou end

    Estude o exemplo com calma, que em pouco tempo, já estará entendendo a lógica de programação.

    Sucesso.


    .................................................................................
    Caso tenha resolvido a tua duvida, coloque o tópico como resolvido.
    www.maximoaccess.com/t860-resolucao-de-topicos

    "Quase tudo é possível quando se tem determinação e força de vontade. Não desista tão rápido."
    Marcelo David
    Marcelo David
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 3873
    Registrado : 21/04/2011

    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata. Empty Re: 4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata.

    Mensagem  Marcelo David 2/2/2014, 20:48

    Regras do Fórum

    1. Tenha paciência com quem coloca aqui as suas duvidas.
    2. Clareza nos títulos dos tópicos e duvidas, evite a linguagem MSN.
    3. Não colocar diversas vezes a mesma dúvida.
    4. Explicar detalhadamente o problema e informar a versão do seu Office + Sistema Operativo.
    5. Retorne sempre se deu certo, esse retorno é muito importante.
    6. Respeite toda a equipe Staff e demais membros deste fórum.
    7. Use sempre o botão Busca, sempre que tiver uma dúvida e antes de abrir tópicos.
    8. Não usar palavras como "Urgente". O fórum é livre e ninguém é obrigado a responder com urgência.
    9. A publicidade é proíbida e só pode ser feita pelo Administrador ou depois de aprovada pelo Administrador.
    10. Se o seu tópico não for respondido, tem o direito de fazer um Up ao final de 24horas!
    11. A colocação de Códigos ou Exemplos, devem constar sempre os créditos de quem o elaborou.
    12. Fale, não GRITE! Só letras Maiúsculas, na Internet é o mesmo que gritar!
    13. É proibido tirar duvidas nas Salas de Repositório, devem abrir um novo tópico nas salas de duvidas, relacionando o Exemplo em causa.

    Amigo Alex, o título do seu tópico infringe as regras do fórum. Por favor, corrija.


    .................................................................................
    Aprenda como criar formulário desacoplado.
    Conheça meu canal no Youtube e se inscreva.
    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata. Marcel11

    Conteúdo patrocinado


    4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata. Empty Re: 4 caixas de combinação (ComboBox) em cascata.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 6/5/2024, 21:36