MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    avatar
    paraoaltoeavante
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 12/04/2013

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  paraoaltoeavante 22/12/2014, 00:32

    Olá, colegas, boa noite a todos! Venho acompanhando o fórum de vocês a algum tempo, mas este é o meu primeiro post. Sei muito pouco de Access, tudo o que eu já consegui fazer até hoje foi na base do "ctrl+c, ctrl+v", seguindo exemplos postados na Internet, como os que vocês postam aqui no Fórum, na tentativa e erro e na raça mesmo, mas sempre quando tento adaptar alguma coisa para as minhas necessidades peno bastante, pois sempre acabo cometendo algum erro ou não tenho o resultado esperado, devido as minhas limitações de conhecimento do sistema, então peço a vocês um pouco de paciência, pois infelizmente não tenho condições de dedicar o tempo que gostaria aos estudos, devido ao fator "esposa" (os casados sabem bem como é isso, rsrrsrs)...

    Bom, vamos lá: tenho duas tabelas com dois campos, sendo que em ambas tenho um campo tipo texto e o outro é do tipo memorando, sendo que o conteúdo no campo memorando de ambas as tabelas possui o texto na forma de um ofício formatado em Rich Text.

    Uma tabela é quase uma cópia da outra, pois uma servirá de base para alimentar a outra. Na primeira eu vou colocar o "modelo" do ofício no campo memorando e no campo texto o "tipo" do ofício, ou seja, se tivermos 20 tipos de ofícios e/ou cartas diferentes, só vamos ter esses registros. A segunda terá várias cópias desses registros, pois servirá para armazenar os ofícios que serão enviados durante todo o ano.

    tblModelo e tblAnual:

    campo tipo texto: ofício1, ofício2, etc;
    campo tipo memorando: texto do ofício1, texto do ofício 2, etc;

    O problema a ser resolvido é o seguinte: criei um formulário onde preciso selecionar o "tipo" do ofício em uma combobox, que estará vinculado ao campo "tipo" da tblModelo, e após eu selecionar o tipo desejado, preciso que o texto do ofício correspondente preencha o campo memorando do formulário, para que o usuário possa fazer alguma modificação, se for o caso, e depois salvar esse registro.

    O combobox terá textos simples, como "OFICIO DE DEFESA"; "CARTA"; OFICIO DE COBRANÇA", etc.

    Tentei usar um exemplo que vi na Internet sobre o tal de "Dlookup", mas não consegui fazer funcionar. O exemplo do link abaixo é praticamente igual ao que desejo; a única diferença é que ao invés de preencher vários campos de texto, necessito apenas do preenchimento do campo memorando.

    O exemplo que vi está no youtube, watch?v=ZmcGlywA4ss (Microsoft Access DLOOKUP Function PC Learning Zone - Computer Training - enviado em 29 de fev de 2008)

    Tentei adaptar para o meu projeto mas não funcionou. Ou dá erro ou não acontece nada (o campo memo fica "travado" com um texto único, não altera nada"

    Tentei relacionar as tabelas, mas nada adiantou. Necessito da preciosa ajuda dos senhores.

    Desde já, muito agradecido pela colaboração e atenção, tenham todos uma ótima semana.

    Att,

    Evandro
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Re: [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  Noobezinho 22/12/2014, 01:19

    Olá Evandro, bem vindo Wink

    O fato de serem 2 tabelas "iguais", não implica ter necessariamente relacionamentos entre si, já que uma tabela é apenas
    modelo para outra.

    Na tblModelo temos os campos, como não mencionou os nomes dos campos, vou nomea-los:
    idModelo
    NomeOficios
    CorpoOficio

    Veja que acrescentei por primeiro o campo idModelo que é autonumeração e chave primária(não pode haver duplicados).
    E é com esse código numerico que fazemos o Access trabalhar.
    Evitamos ao máximo usar campos textos em operações, para evitar erros de digitação.

    Crie uma combobox  e escolha a tblModelo  de onde o access irá "pegar" os dados. coloque todos os campos na hora de
    escolher quais campos.

    Quando terminar, a combobox terá 3 colunas, na ordem dos campos acima.

    Com isso, essa combobox terá todos os modelos da tblModelos e o usuário poderá escolhar qual modelo deseja.

    Se ainda não o fez, coloque essa combobox  no cabeçalho do formulário (que tem por base da fonte de registros a tblAnual)
    ou na parte de cima dele e abaixo da combobox, e abaixo dessa combobox.  uma rich text (acredito que esteja trabalhando com isso ao inves de uma caixa de texto), do tamanho que achar  melhor para manusear o texto do oficio.
    Não preciso dizer que esse formulário e controles são baseados na tblAnual.

    Para referenciar a combobox para preencher a richt text do formulário use:
    No evento após atualizar da combobox:

    Me.RichtText = me.combobox.(column).(2)

    Veja que o Access enumera as colunas da combobox a partir de 0 então a terceira coluna é de número 2

    Esse comando irá fazer com que o access coloque o conteudo da terceria coluna na caixa de texto ou RichtText, ou seja,
    o modelo de ofício.

    Acredito que seria isso, as demais operações, como imprimir e gravar o registro, deve saber.
    Dúvidas, retorne !

    []'s

    Noob


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    paraoaltoeavante
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 12/04/2013

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  paraoaltoeavante 22/12/2014, 23:39

    Olá, Noobezinho, demais colegas, boa noite a todos! Segui suas orientações mas infelizmente não deu certo. Tentei também fazer de uma outra forma, seguindo um exemplo que está no Youtube, conforme código abaixo:

    Private Sub Combo_AfterUpdate()

       Me.txtNomeOficioAnual.Value = Me.Combo.Column(1) - campo que vai ser copiado o nome / tipo do ofício;
       Me.txtCorpoOficioAnual.Value = Me.Combo.Column(2) - campo onde deverá ser copiado o texto do ofício.

    Tentei também como "Change", mas sem sucesso.

    Tabelas:

    tblModelo

    campos:

    idModelo - auto-numeração (chave primária)
    NomeOficio - texto
    CorpoOficio - memorando, com formatação rich text

    tblAnual

    campos:

    idModelo - auto-numeração
    NomeOficioAnual - texto
    CorpoOficioAnual - memorando, com formatação rich text

    Formulário:

    frmAnual

    Combobox: "Combo"
    Fonte do controle: NomeOficioAnual

    O arquivo do BD segue em anexo. Se alguém conseguir fazer funcionar de outra forma ou com outros comandos não tem problema, o importante é funcionar...

    Abraços.
    Anexos
    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box AttachmentOficios.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (59 Kb) Baixado 38 vez(es)
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Re: [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  Noobezinho 23/12/2014, 01:09

    Evandro

    Tai teu exemplo modificado.
    Fiz aquilo que sugeri.
    Você pode navegar pelos registros do formulário normalmente e editar cada um
    se for necessário.
    A combo de modelos só ficará ativada, quando for pressionado o botão novo registro.
    A parte de "perfumaria" do formulário, fica por tua conta!  Razz

    Bom estudo


    Noob


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.
    avatar
    paraoaltoeavante
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 6
    Registrado : 12/04/2013

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  paraoaltoeavante 23/12/2014, 09:57

    Olá, Noobezinho, demais colegas, bom dia a todos!

    Valeu, companheiro, funcionou perfeitamente! Pelo que eu entendi, o "estrago" era a falta do "SetFocus", é isso mesmo?

    Bom trabalho! Grande abraço e até mais.

    Boas festas!!!

    Evandro
    Noobezinho
    Noobezinho
    Moderador
    Moderador


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 4140
    Registrado : 29/06/2012

    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Re: [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  Noobezinho 23/12/2014, 10:04

    Na realidade não era somente isso, Evandro

    Compare teu formulário com o que eu modifiquei e perceberá as diferenças
    Quando um controle está com o foco, algumas propriedades não pode ser aplicadas,
    então usamos o setfocus para mudar o foco noutro controle e modificar esse anterior.

    Valeu o retorno


    Boas festas santa

    Noob


    .................................................................................
    A pergunta que não quer calar:
    Por quê quando alguém vem pedir ajuda e conforme o caso pedimos
    para enviar parte do projeto, não temos mais continuidade do tópico?  
    Crê que temos bolas de cristal ou está com medo que "roubemos"  a
    idéia/projeto dele?  Twisted Evil
    Se é tão bom assim...


    Ajude a ser ajudado:
    Seja objetivo na dúvida, dê os detalhes do que precisa, sem rodeios.
    Quando anexar teu projeto, diga onde está o problema, ganhamos mais tempo
    sem precisar procurar o mesmo.

    Conteúdo patrocinado


    [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box Empty Re: [Resolvido]Preencher automaticamente campo memorando formatado Rich Text em um formulário conforme opção selecionada em uma combo box

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 20/5/2024, 09:54