MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração


Participe do fórum, é rápido e fácil

MaximoAccess

Caro Usuário, antes de postar pela primeira vez, leia as regras do fórum.

https://www.maximoaccess.com/t48-regras-do-forum

Obrigado

Administração

MaximoAccess

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas Ms Access, Exemplos Ms Access, Codigos VBA Ms Access, SQL Ms Access


2 participantes

    usar item para puxar seu valor na tabela

    avatar
    Fallex
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 15/10/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  Fallex 16/10/2023, 00:31

    Prezados, boa noite.

    Sou novo aqui no fórum, procurei minha dúvida na busca mas creio que não estou sabendo fazer a procura, não estou encontrando os termos necessários para formaliza-la.
    Perdoem-me caso esta dúvida já tenha sido resolvida.

    Seguinte: tenho uma tabela "PAI" onde eu tenho uma coluna "item CD" e uma Coluna "Valor CD"
    Tenho outra tabela "CD", onde tenho as colunas "item CD" e "Valor CD"

    Eu Relacionei ambas tabelas, de forma que na tabela "PAI" a coluna "item CD" puxa a informação "item CD" da tabela "CD".

    Até ai ta ok.

    Eu Preciso é que a coluna "valor CD" seja preenchido com "Valor CD", automáticamente, quando eu selecionar o item correspondente.

    Isso tudo feito na Tabela mesmo, não no formulário. Criei consultas, mas não consegui fazer com que a coluna "Valor CD", exiba o dado de maneira automática quando seleciono o campo anterior.

    Obrigado.
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  abreuluiston 16/10/2023, 19:18

    Olá Fallex, boa-tarde! Deixa eu tentar te ajudar, mas primeiro preciso entender.

    Você menciona que tem duas tabelas e lista dois campos em cada uma delas. Esses campos possuem o mesmo nome. Então, posso entender que as tabelas são idênticas, mas que uma delas possui os dados atualizados e a outra não? É isso?

    Ai você descreve a dúvida da seguinte forma:

    "Eu Preciso é que a coluna "valor CD" seja preenchido com "Valor CD", automáticamente, quando eu selecionar o item correspondente."

    Minha dúvida: se é diretamente na tabela como vc afirma abaixo o que é a ação de selecionar um determinado item?

    "Isso tudo feito na Tabela mesmo, não no formulário. Criei consultas, mas não consegui fazer com que a coluna "Valor CD", exiba o dado de maneira automática quando seleciono o campo anterior."

    Minha dúvida: como assim selecionar o item anterior na tabela? Se você está navegando na tabela os dados não vão se atualizar, é necessário uma ação como por exemplo uma consulta de UPDATE.

    Enfim, pra te ajudar é necessário um pouco mais de esclarecimento do que você precisa fazer.

    At.



    avatar
    Fallex
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 15/10/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  Fallex 16/10/2023, 23:32

    OLá abreuluiston, boa noite. Tudo bem?

    Então, deixa ver se consigo ser mais claro.

    Ex: Eu tenho uma tabela de custo, e nesta tabela tenho o id do custo (1), o item do custo (etiqueta), e o valor do item do custo(R$1,00), entre outros itens.

    Noutra tabela eu tenho um produto cadastrado, onde nesta tabela, existem os campos iguais ao da tabela custo. Eu relacionei esta tabela com a de custo, e posso selecionar o item de custo (etiqueta), mas eu gostaria que ao selecionar a (etiqueta), o custo dela (R$1,00) fosse puxado automaticamente pro campo valor do item, que é o campo que está logo na sequencia.


    Espero ter conseguido me explanar melhor agora.

    Obrigado pelo interesse em me auxiliar.
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  abreuluiston 17/10/2023, 12:37

    Bom dia Fallex,

    Talvez se vc anexar seu BD mesmo que seja uma cópia somente com essas duas tabelas eu possa te ajudar. Me parece apenas uma questão de construir a consulta.

    Quando fazemos uma consulta do tipo SELECT ela apenas apresenta os dados que estão nas tabelas e se tiver uma cláusula WHERE ela filtra os dados. O que você apresenta de tabela parece ser mesmo a relação entre uma tabela contendo os produtos, a descrição deles e informações únicas enquanto que a tabela de custo estão os valores.

    Para fazer esse SELECT basta ligar as duas tabelas e de cada uma colocar os campos em exibição e se a relação estiver correta ela trará os resultados das colunas selecionadas.

    Agora, se você quer que os valores da tabela de itens esteja dentro da tabela de produtos isso não poderá ser feito apenas por uma consulta SELECT, será necessário você fazer um UPDATE, ou seja, será necessário gravar os dados nas colunas da tabela produto.

    Aparentemente é isso que você está querendo e isso realmente é simples. Porém, é preciso entender que atualizar informações ou inserir informações em tabela através de consultas de ação é necessário ter certeza do que está fazendo porque se a consulta não estiver correta você poderá sobrepor dados e dessa forma perder as informações. Então, sempre faça uma cópia de segurança.

    Se achar que vale colocar a base aqui eu tento te ajudar.
    avatar
    Fallex
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 15/10/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  Fallex 18/10/2023, 01:36

    Olá abreuluiston, boa noite. Tudo bem?

    Segue o anexo para sua apreciação.

    O que preciso fazer é na tabela SKU PAI...ao abrir ela, existe o campo "item do Custo" que é uma combobox.
    Eu gostaria que ao selecionar o item desta combobox, o valor dele que está na tabela custos diretos, aparecesse na coluna ao lado, a coluna "valor item custo"

    Obrigado.


    Tentando um milhao de vezes mandar o anexo mas o sistema diz que não tem espaco disponivel. Não sei pq?

    Ta dificil.
    Anexos
    usar item para puxar seu valor na tabela AttachmentProdutos.zip
    Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
    (275 Kb) Baixado 7 vez(es)


    Última edição por Fallex em 18/10/2023, 10:45, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : esqueci de por o arquivo)
    avatar
    abreuluiston
    Intermediário
    Intermediário


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 71
    Registrado : 24/07/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  abreuluiston 18/10/2023, 13:56

    Fallex, bom-dia!

    Veja que existe uma terceira tabela envolvida nessa sua necessidade, a tabela "Custos Diretos". O campo "Item Do Custo" existente na tabela "SKU Pai" está relacionado a essa tabela através de um SELECT. Você conseguirá observar esse select navegando da seguinte forma:

    1) abra a tabela "SKU Pai" no modo estrutura;
    2) navegue até o campo "Item Do Custo";
    3) Nas propriedades a aba selecionada provavelmente será "Geral" e ao lado existe a aba "Pesquisa". Selecione essa aba.
    4) Você encontrará o select que eu menciono na subpropridade "Origem da Linha".

    O que é isso? No meu modo de ver, pois eu nunca fiz uso dessa técnica, trata-se praticamente de uma validação de campo que não permite que entre valores se não for os que estão presentes na resposta desse select e ele está representado numa combox com os valores possíveis.

    O que você está querendo é que uma coluna da tabela "SKU Pai" que NÃO é a coluna relacionada nesse select seja preenchida automaticamente de acordo com o que você selecionou na coluna acoplada. Veja, até onde conheço isso não é possível, pois cada coluna de uma tabela é uma propriedade da própria tabela e para que ela seja atualizada ela não pode depender do resultado de uma seleção da coluna anterior. Isso só é possível se você fizer via código ou consultas do tipo UPDATE. Ou seja, as colunas de uma tabela não se relacionam com as outras a não ser na lógica da normalização da tabela, mas, os dados, devem ser inseridos coluna por coluna, manualmente ou através de uma lógica construída através de formulários.

    Do ponto de vista da normalização é possível ver que você precisa rever a estrutura das tabelas. Vou exemplificar com uma coluna da tabela "Sku Pai", a coluna "nome". Veja que na na tabela "Sku Pai" ela está em branco e o nome está na tabela "Sky Filho" com o valor "Calça Legging Básica Liso Preto Poliéster". As duas linhas da tabela filho tem o mesmo nome. O que pode mudar são os detalhes, por exemplo valor do item e tamanho. Da pra observar que realmente essa tabela deveria controlar tamanho pq uma é "G" e a outra é "GG". Então, ela não deveria ter nome, mas sim ter as características detalhadas do item pai. Ou seja: calça legging é o produto que pode possuir n tamanhos. Então, o produto é pai e não filho.

    Sei que não te ajudei diretamente a resolver a questão que você busca, mas, acho de verdade que é necessário analisar a base toda e construir as tabelas normalizando os dados de cada uma delas e estabelecendo o relacionamento novamente. A partir dai é possível construir código ou até consultas para que você obtenha o resultado esperado.

    Qualquer coisa me manda uma mensagem no privado e falamos a respeito.

    At.
    Luis Abreu
    avatar
    Fallex
    Novato
    Novato


    Respeito às regras : Respeito às Regras 100%

    Sexo : Masculino
    Localização : Brasil
    Mensagens : 10
    Registrado : 15/10/2023

    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  Fallex 24/10/2023, 19:20

    Olá abreuluiston, tudo bom?

    Entendi sua explicação.

    Vou trabalhar melhor nesta normalização.

    Obrigado.


    Conteúdo patrocinado


    usar item para puxar seu valor na tabela Empty Re: usar item para puxar seu valor na tabela

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 8/5/2024, 19:21